A Proposta Pedagógica “Tempo, Espaço e Condição”, foi pensada exclusivamente para os pequenos de 1 a 3 anos e tem seus ideais baseados nos Princípios da Abordagem Pikler Lôckzy, criado pela pediatra austríaca Emmi Pikler. As crianças desenvolvem seus potenciais acompanhadas de educadoras atentas, afetuosas e preparadas, reconhecendo dia a dia as necessidades e, principalmente, as capacidades autônoma, de cada bebê.
Acreditando nisso, a Vila Sofia possibilita, em sua rotina diária, momentos em que as crianças exercitem suas competências em situações de cuidado pessoal, alimentação, livre brincar e relacionamento sócio afetivo. São organizados pedagogicamente ambientes próprios para lanche, almoço, soninho e higiene, onde as crianças podem realizar experiências e conquistas por si mesmas, por exemplo, ao comer uma fruta, servir-se do almoço, lavar as mãos, e tantas outras tarefas que os pequenos são capazes e hábeis a executar quando têm o devido tempo, espaço e condição.
Os momentos de interação e cuidado privilegiado, são sempre uma oportunidade de criação de vínculo, troca de afeto e construção da identidade. Nesses momentos conversa-se com a criança sobre seus interesses, com tempo e atenção exclusiva, promovendo o laço necessário com a educadora para que a criança se sinta segura para explorar e descobrir o mundo que a cerca.
As possibilidades pedagógicas surgem em todos os momentos, sobretudo nos contextos de “livre brincar”, em que se prioriza a liberdade de movimento para o exercício das capacidades motoras, cognitivas e sócio-afetivas.
As atividades planejadas seguem a temática dos “Projetos da Vila” de acordo com a metodologia “Um Canto, um Conto em cada Canto”.
Com “Um Canto” a música se apresenta sob a forma de melodias clássicas e do cancioneiro tradicional, cantigas, brincadeiras cantadas e ritmadas, possibilitando que as crianças ouçam e percebam eventos sonoros, fontes e produções musicais. São oportunizadas brincadeiras com criações, reproduções e experimentações a partir de diferentes materiais permitindo a descoberta dos diferentes tipos de som e do silêncio.
Com “Um Conto”, as poesias e contos ritmados, repletos de expressões artísticas oferecem às crianças o contato com a linguagem simbólica e um repertório ético e estético. Além disso trabalha-se a construção de significados e a ampliação do vocabulário através da leitura de imagens e rodas de conversa. Os pequenos desenvolvem o interesse pela leitura e familiarizam-se com a linguagem escrita ao cultivar um rico convívio com livros, revistas e materiais diversos.
“Em Cada Canto”, os pequenos encontram um espaço de liberdade com limites claros e seguros, rico em elementos para serem explorados. Os ambientes pedagogicamente preparados proporcionam a realização de movimentos amplos e de motricidade fina. Também possibilitam o exercício da criatividade, experimentações criativas, artísticas e matemáticas simples além da construção de conhecimentos naturais e sociais.
As crianças também contam com uma atividade especial semanal de Musicalização, desenvolvida com ênfase também nos movimentos corporais.
Turmas
Maternal I: bebês de 1 ano
Maternal II: crianças de 2 anos
Maternal III: crianças de 3 anos
Professores por turma: 1 adulto para cada 5 ou 6 bebês ou crianças