Emmi Pikler

Emmi Pikler e a Metodologia Pikler Lôczy

emmi piklerEmmi Pikler (1902-1984) foi uma pediatra austríaca que realizou seu trabalho profissional na Hungría. Trabalhou como pediatra de família e foi, durante mais de trinta anos, diretora de uma instituição de acolhida a crianças órfãs e abandonadas.
O nome do Instituto Pikler Lôczy se deve à sua localização na Rua Loczy em Budapest.
Devido ao destaque do trabalho realizado, em 1970, o Instituto Lóczy se converteu no Instituto Nacional de Metodologia para locais destinados a crianças da Hungría, tornando-se centro piloto para todos eles e ministrando formação para médicos, enfermeiras, psicólogos, pedagogos, mestres e cuidadores. Essa atividade formativa permanece na atualidade, sendo uma referência mundial em atenção educativa e cuidados para os profissionais que trabalham com educação de crianças de 0-3 anos.

Princípios da Metodologia Pikler Lôczy

1)      MOVIMENTO LIVRE

Para a criança o movimento representa muito mais que um prazer funcional, é o instrumento e o modo de expressão de sua orientação no ambiente, de suas ações inteligentes de seu comportamento social e de seus afetos.
Nas palavras da própria Emmi:
“Enquanto aprende a contorcer o abdômen, rolar, rastejar, sentar, ficar de pé e andar, (o bebê) não apenas está aprendendo aqueles movimentos como também o seu modo de aprendizado. Ele aprende a fazer algo por si próprio, aprende a ser interessado, a tentar, a experimentar. Ele aprende a superar dificuldades. Ele passa a conhecer a alegria e a satisfação derivadas desse sucesso, o resultado de sua paciência e persistência.”

2)      AUTONOMIA

Iniciativa própria é uma expressão chave utilizada no Instituto Pikler. Adultos não entretêm ou impõem atividades aos pequenos. Os bebês aprendem a entreter e estimular a si próprios, explorando o que os seus corpos podem fazer, interagindo com o ambiente preparado e com os outros bebês ao seu redor.
Os bebês “estudam” o mundo e os objetos a sua volta. São capazes de passar longos minutos desvendando seus mistérios, descobrindo seu peso, sua textura, seus diferentes ângulos e formas de interação. Assim eles se locomovem para chegar ao que lhes interessa, compartilham e têm a oportunidade de voltar a empreender os  movimentos e descobertas para seguirem se aperfeiçoando.

3)      ROTINAS E CUIDADOS PRIVILEGIADOS

Essas atividades livres e espontâneas somente são possíveis porque as crianças, antes de tudo, estabelecem um vínculo de confiança e respeito com o adulto que está responsável pelos seus cuidados. Existem momentos e uma maneira específica para se criar esse vínculo. Ele se forma quando o adulto e a criança podem dedicar uma atenção exclusiva e afetiva que ocorre nos momentos de cuidados, alimentação e higiene.
A criança é tratada com todo respeito, e deve ter uma participação ativa no seu próprio desenvolvimento, ao invés de receber passivamente os estímulos e atenções vindos dos adultos. Assim poderá conquistar sua autonomia de maneira segura e com bons referenciais para vida.

Obras

Emmi Pikler escreveu vários livros e uma infinidade de artigos editados em diferentes línguas. Suas obras mais relevantes são:
“O que sabe fazer seu filho” (1938)
Neste livro dedicado às famílias apresenta o desenvolvimento motor livre através de fotografias realizadas em observações de mais de cem crianças, assim como conselhos para a educação dos filhos desde a confiança em suas capacidades e o estabelecimento de relações afetivas saudáveis.
“Mover-se em liberdade. Desenvolvimento da motricidade global” (1969)
Síntese de sua investigação científica sobre o desenvolvimento motor autônomo da criança.
Site do Instituto Lóczyhttp://www.piklerloczy.org/es/emmi-pikler-y-el-instituto-l%C3%B3czy

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