Uma Odisseia pelo Belo Reino

Uma Odisseia pelo Belo Reino

 

No último dia 09 de novembro a Vila Sofia Educação Infantil realizou espetáculo “Uma Odisseia pelo Belo Reino”, na sua Festa, no Espaço Torres. No mesmo evento houve também a formatura do Infantil V, fechamento de uma importante etapa desta querida turminha, unida desde o berçário e principal protagonista do espetáculo. As crianças desde os Maternais, com suas famílias e amigos na plateia, viveram personagens da bela e heroica história, recheada de emoções e aventuras.

 


A apresentação foi uma livre adaptação do épico grego clássico, de Homero, “A Odisseia”, para os nossos tempos e para uma experiência de vivência de “atores mirins”, juntamente com a equipe de professores, da banda especialmente reunida e composta de pais, amigos e profes, e das diretoras Natália Goulart Ramon e Andréa Rufino Assumpção. O ator Pedro Melo foi especialmente convidado para a representação do herói Odisseu e divertiu a todos, brincando junto com as crianças.

 

 

“Uma Odisseia pelo Belo Reino” teve início com a narradora Natália Goulart Ramon, Diretora Geral da Vila Sofia e mamãe de dois dos atores (um deles, formando do Infantil V), que representou o papel de Deusa Guia do Herói, relembrando poeticamente por meio do prólogo da peça que a inspiração artística (e para a vida como um todo, por que não?), tem sua origem:

“Ó Musa que iluminas as mentes e trazes ideias,
Que inspiras sentimentos e fomentas façanhas.
Mostra-me o caminho desse Belo Reino,
Guia-me para que eu chegue aos seus altos cumes e encontre tesouros
Escondidos aos olhos distraídos.
Que eu possa transportá-los aos corações
Que anseiam por magia e encanto.
Corações jovens e velhos…

Eu te ofereço meu compromisso e meu esforço.
Para que deposites o que seja bom e belo.
Não, não para mim.
Embora me preencha de luz, não me pertence.
É uma oferenda às crianças! Aos nossos filhos e filhas
E à nossa própria, que ainda nos habita.”  

 

As Musas logo ouviram seu pedido, e entraram em cena, representadas pelas meninas do Infantil V, responsáveis por inspirar os heróis. A cada cena uma nova prova para os pequenos marujos de Odisseu, meninos do Infantil V, que chegaram à batalha dentro do Cavalo de Tróia, e “perfeitamente treinados” para as formações de guerra. Os fortes ventos do Infantil III sopraram desfavoráveis à tripulação, e o barco foi parar na Ilha dos Gigantes, onde venceram o terrível Polifemo de um olho só, acompanhado da sua turminha de “descomunais gigantes” dos Maternais da Vila. As meninas do Infantil IV, foram as sereias que tentaram hipnotizar os heróis de ouvidos tampados, sob as ordens de Odisseu. Porém, rochedos pontiagudos, ou melhor, os meninos do Infantil IV, em forma de cânions, pedras , paredão e avalanche, tentaram impedir a continuidade da viagem. Odisseu e seus bravos marujos conseguiram passar, mas à sua frente surgiu a Ilha dos Prazeres, onde a Maga Circe e suas ajudantes, enfeitiçavam os habitantes da ilha meninos e meninas do Maternais da Vilinha, e não pouparam provocações se valendo da fome, do cansaço e da preguiça dos pequenos heróis, ofertando deliciosas comidas enfeitiçadas, que comeram sem parar até serem transformados em animais. Tantas foram as provas, mas os valores da persistência e união prevaleceram e tudo se tornou experiência para continuar rumo à amada Ítaca, com a certeza da vitória, como conta a história…

 

     

 

“Vivemos com muita beleza e entusiasmo uma grande Odisseia”, comenta Natália Goulart Ramon. “Agradecemos a participação e envolvimento das famílias nesse momento especial, que retrata não só o resultado de um trabalho, mas também o que move nossa escola, seus valores e seus ideais. Recebemos mensagens das famílias que nos emocionaram e vieram para endossar que estamos em um bom caminho”, complementa. Andréa Assumpção, Diretora Pedagógica, acompanhou as crianças em cada cena, e relata emocionada: “foi uma grande jornada essa Odisseia mar a dentro, uma vivência de felicidade e aventuras, guerras interiores e exteriores, na qual pusemos mais um grupo de guerreiros no mar da vida”.

 

A festa de encerramento é um evento muito especial e esperado por todos!

É um momento de celebração e grande envolvimento… Uma tradição da Escola, que acontece há 16 anos. A cada Festa um novo tema, e a cada tema a oportunidade de aprender ludicamente e de mostrar com alegria o resultado de um ano de vida dedicada à infância. Toda a equipe se envolve, desde a criação, da produção de cenário, fantasias, adereços, cada detalhe pensado com carinho e dedicação.

 

Isabella Isolani, a Maga Circe, e professora de musicalização na sede da Vila Sofia Berçário e Maternal, conta como foi para a equipe artística viver essa experiência. “Foi épico! Apesar da desconstrução da história, a ideia se manteve”, diz ela, avaliando sua participação. “Me senti muito à vontade para propor coisas, não imaginando, por exemplo, que caberia tocar na Odisseia uma das canções preferidas das crianças, ‘Sopa’, do Palavra Cantada. Também não imaginaria que, neste tempo de Vila Sofia, aprenderia mais alguma coisa. Isso mostra que sempre evoluímos.” Fazer com que as histórias clássicas apoiem o Projeto Pedagógico, por seu conteúdo educativo, e chegue até as famílias, afinal de contas mesmo adultos estamos sempre aprendendo algo novo, é uma das missões da Vila Sofia Educação Infantil. “Foi uma oportunidade de estudar, pegar as mensagens da história, trazer para a minha realidade, principalmente das experiências já adquiridas e das provas já conquistadas, coloca-las no meu corpo e poder representar, adaptando ao espaço da criança, cuidando do se contexto, dos elementos da cena, e mostrar de forma bem lúdica e significativa, chegando ao universo dos adultos”, completa.

Não poderíamos deixar de registrar o depoimento na íntegra de algumas mamães, grandes parceiras, que fazem com que o verdadeiro motivo da Vila Sofia existir valha todo o esforço. Com a palavra, as queridas mamães da Vila, do Infantil V, se despedindo, e do Infantil IV, futuras mamães dos formandos de 2020:

 

“A festa estava linda mesmo!!!! As crianças conheciam muito bem a história, sabiam o papel que iriam desempenhar e estavam muito seguras. Ao mesmo tempo curtiram e se divertiram… As músicas dos agradecimentos estavam lindas!! O cenário, as fantasias e a adaptação do tema foram excelentes. Vocês estão de parabéns, Natália!!! O trabalho da equipe toda foi lindo!!! Esse modelo de formatura com uma visão mais infantil é a ítaca da escola e vocês estão conseguindo chegar lá!!! Parabéns!!!” GRAZIELA Hochsheidt, mãe do Arthur, marujo de Odisseu e formando do Infantil V.

“Não consegui segurar, me emocionei muito, que empenho. Uma apresentação e tanto, impressionante, a estória super bem contada, planejada, divertida, com uma banda maravilhosa, amei.” LARISSA Reifur, mãe do Ian, rochedo do Infantil IV.

“Foi tudo maravilhoso como sempre! É impressionante como a cada ano a equipe da VILA SOFIA se supera!” PAULA Breda Aichner, mãe da Martina, sereia do Infantil IV.

Aqui eles vibraram demais. Amaram a festa toda. Curtiram e ensaiaram em casa muitas vezes. O Thomaz saiu da festa perguntando por que as coisas dele iam ficar na Vila. Achava que já não ia mais para a escola porque estava formado…” ADRIANA Dausen Meyer, mãe do Benício, rochedo do Infantil IV, e do Thomaz, marujo de Odisseu e formando do Infantil V.

“Que sábado hein, quantas emoções… só lágrimas e risadas de sentimentos bons! Feliz em estar nessa jornada com vocês e nessa escola que nos uniu por nossas semelhanças de educação para nossos pequenos, formando-os com o lúdico e com momentos importantes que não custam nada.” NATHALIA Centurión Franzoi, mãe do Nathan, rochedo do Infantil IV.

Da Vilinha, sede do Berçário e Maternais, recebemos belas mensagens, e que serão resumidas pelas palavras da Bruna Barbosa Fantoni, mamãe da Marcela, moradora da ilha de Circe e aluna do Maternal I A:

“Para todos os funcionários da Vilinha.

A celebração de sábado foi linda! Me emocionei e chorei muito (desidratei).

Durante nossos dias estamos tão atarefados que caímos na rotina. Nesse ano, expressei minha gratidão às professoras da Vilinha, algumas vezes, na intenção de quebrar essa rotina e mostrar que elas são percebidas e muito importantes no processo de crescimento das crianças da Vila Sofia.

Sábado foi um dia incrível e o sentimento de alegria da Marcela fazer parte dessa escola foi intensificado.

Como pode ter tanta gente maravilhosa em um lugar só? Não sei, mas vocês conseguiram… formaram um time de dar inveja.

Cada um de vocês foi muito importante esse ano. Acho até que aprendi mais que a Marcela, hehehe. Aconteceram muitas coisas boas e algumas situações viraram lições.

Família da Vilinha, obrigada pelo apoio, paciência, pela dedicação e, principalmente, obrigada por cuidarem tão bem da Marcela e de todas as crianças que viveram os dias com vocês.

Um enorme e apertado abraço!”

 

Conheça Mais

CONTATO

(41) 3024-0304

De 2 anos a 6 anos

Av. Nossa Senhora da Luz, 673

Bacacheri - Curitiba - PR

secretaria@vilasofia.com.br

Mapa

(41) 3362-8612

De 4 meses a 3 anos

Rua Camões, 1275

Alto da XV - Curitiba - PR

vilinha@vilasofia.com.br

Mapa