• Acompanhe também no Facebook

Projeto Identidade

giordano e sofia

Para além dos laços familiares, as crianças constroem boa parte de sua identidade a partir das relações que ocorrem dentro da escola (com as educadoras, com os colegas e com o espaço que o estimula a querer explorar e aprender).

Desenvolver a autonomia, fortalecer o vínculo entre as educadoras e as crianças e ajudá-la a construir uma imagem positiva de si mesma.

Com base nos princípios Pikler Lôczy sobre Autonomia, Motricidade Livre e Relação afetiva privilegiada, todos os momentos da rotina são destinados ao desenvolvimento dos objetivos. As crianças têm “Tempo, Espaço e Condição” para se expressar e tomar suas próprias iniciativas, dentro dos limites seguros e ordenados preparados pelas professoras.

100_9462

Este projeto é inspirado por um conto especial (adaptado para os pequenos), que se refere à identidade de nossa Escola. Os personagens servem de referência para que as crianças se identifiquem com suas próprias características concretas e abstratas.

Conto Adaptado: O dia em que Giordano Bruno conheceu Sofia

Era uma vez, Giordano, uma corujinha curiosa, que queria voar sobre as nuvens mais altas, e descobrir os segredos das estrelas. Ele era muito curioso e ficava na pontinha das árvores mais compridas para ver se conseguia ver como era o mundo das estrelas.

Certo dia, uma estrelinha muito especial, chamada Sofia, viu Giordano sozinho espiando lá embaixo e veio convidá-lo para conhecer o céu. Ele era uma corujinha muito boazinha, então decidiu leva-lo para conhecer o seu mundo cheio de brilho e alegria. Eles voaram juntos, fizeram piruetas, se divertiram muito… E depois Giordano deu tchau e voltou para sua casinha, com a sua família e os seus amigos.

Clique aqui para ver mais Projetos…

Flor de coração rosaFlor de coração rosaFlor de coração rosaFlor de coração rosaFlor de coração rosa