• Acompanhe também no Facebook

Como despertar nas crianças o interesse pela natureza

IMG_20170420_163919712_HDR

 

Como educadores sabemos da vital importância para as crianças viverem mais tempo em ambientes próximos à natureza. Uma boa opção para o lazer em família é buscar lugares onde existam plantas, animais, água, e mais possibilidades de interação entre as pessoas. Lugares com mais silêncio e menos pressa, livres do excesso de estímulos, informações e apelos comerciais. Esse é o contexto ideal, criado sob medida para o ser humano.

As crianças vêm cada vez mais perdendo o interesse pelas coisas simples e naturais. Há um excesso de estímulos eletrônicos, audiovisuais e artificiais que entorpecem os sentidos e as tornam cada vez mais inertes e passivas. Esse diagnóstico já foi feito pelos atuais cientistas, médicos e pedagogos, e o prognóstico disso não é positivo.

 

Contudo, podemos tomar algumas atitudes para que nossos filhos tenham outras alternativas e que mantenham o respeito à sua própria natureza. Selecionamos um artigo, extraído da revista Viagem contendo dicas práticas de como aproximar as crianças da natureza.

1- Dentro de casa, incentive e promova atividades lúdicas que não envolvam TV, tablets ou smartphones.

2- Por meio de livros infantis e da internet, apresente os pequeninos desde bebês ao mundo silvestre, mostrando os sons que os bichos fazem, como vivem, o que comem.

3- Habitue-os a se exercitar nas brincadeiras e leve-os para passear no parque e na praça próxima de casa.

4- Faça piqueniques.

5- Conte de onde vêm e como são obtidos na natureza os alimentos de que eles mais gostam.

6- Seja o mediador das primeiras experiências com o meio selvagem: pais transmitem segurança aos filhos.

7- Exponha-os aos poucos à natureza, sem forçar o interesse deles, mas de forma positiva e afirmativa, instigando-os a experimentar cheiros, formas, sabores.

8- Não tenha receio de se embrenhar no mato, de sujar os pés na lama, de lidar com animais da roça, já que a atitude dos pais tende a se refletir nos filhos.

9- Mostre como é agradável pisar descalço na grama, brincar na areia, mexer com a terra.

10- Brinque muito com eles na água para que tomem gosto pelo mar, pelos rios e pelas cachoeiras.

11- Leve-os para alimentar animais da fazenda, tirar leite da vaca, colher frutas e plantar árvores.

12- Faça trilhas leves e, durante o passeio, conte histórias para distraí-los, faça brincadeiras de interação com a natureza e use a criatividade para mantê-los motivados.

 

http://www.vilasofia.com.br/wp-content/uploads/2014/03/Flor-de-cora%C3%A7%C3%A3o-rosa.pnghttp://www.vilasofia.com.br/wp-content/uploads/2014/03/Flor-de-cora%C3%A7%C3%A3o-rosa.png