Pérolas da Vila – “Saindo do modo automático”
Diante de uma situação de descontrole emocional de um aluno, a professora teve a sensibilidade de perceber logo qual era sua necessidade naquele momento e não entrou no “modo automático adulto” que seria o de corrigi-lo com represália. Ela o atendeu, dando-lhe um abraço, escutando e perguntando o que ele precisava.
Sentindo-se acolhido e respeitado pela professora, ele se sentiu seguro para expressar sua emoção, contou a ela o que estava sentindo e qual era sua necessidade. No momento crítico, não soube expressar com palavras o que sentia e necessitava, e agiu de maneira inadequada, o que é compreensível devido à sua imaturidade cerebral. Sendo acolhido, mais rapidamente pôde sair do descontrole causado por motivos que, então, pôde expressar, e se acalmou.
Depois de estar calmo, foi capaz de ouvir e aceitar as orientações da professora e voltou a brincar normalmente. Ela ficou muito feliz com o resultado!
Mas nossa história não acaba aqui. O fruto dessa correta ação pedagógica apareceu no final do dia, quando ele foi se despedir dela dizendo, num tom de gratidão:
Obrigado professora, pelo abraço que você me deu naquela hora!
Emocionada, ela o abraçou, sentindo-se grata também.
Esse relato feito pela professora, deixou-me muito feliz porque ela aplicou um ensinamento que venho trabalhando através de uma formação para a equipe toda. É uma constatação que legítima a importância de olhar para a necessidade da criança e não somente para o seu comportamento.
Diante da atitude acolhedora da professora, o aluno foi capaz de expressar sua necessidade que precisava ser atendida, fato que ele mesmo reconheceu com sua gratidão. Se essa criança soubesse traduzir em palavras mais elaboradas o que sentiu, certamente teria dito:
Obrigado por ter me dado o que eu mais precisava naquele momento, o seu acolhimento, a sua compreensão, o seu carinho, o seu respeito e o seu amor. Porque só assim eu pude me acalmar, e me livrar da raiva que eu estava sentindo. Era o que eu mais precisava e você me deu junto com aquele ABRAÇO.
Orientadora Educacional Maria de Lourdes Barduco