Pérolas da Vila – “A criança é protagonista de sua própria história”
Recebi esse relato de uma professora aqui da Escola, e compartilho com vocês…
“Quando pensei no tema da defesa do meu TCC, eu logo escolhi um tema ao qual tenho convívio direto no meu dia a dia, que é com a metodologia do tempo, espaço e condição. E com a abordagem Pikler.
Me inspirei no livro A Arte de Educar, da autora Maria de Lourdes Barducco, a qual eu tenho imenso prazer em referenciar, pois ela além de uma grande educadora, escritora, exemplo de ser humano íntegro, ela é uma psicóloga da alma. Nos ajuda a entender e compreender o que sentimos. Nos transmite paz e discernimento para prosseguir.
Os ensinamentos do livro A Arte de Educar, são um guia prático para uma educação que acolhe, que respeita, e que dá tempo, espaço e condição para que a criança se desenvolva no seu próprio tempo. E também foi um norteador para o meu trabalho de conclusão de curso de práticas benéficas e eficazes.
Com essa metodologia a criança tem seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor respeitado. Pois a organização dos espaços, a rotina, a contação de histórias com ludicidade, a musicalização, a forma como nós educadores canalizamos situações inadequadas para que se tornem adequadas, de uma forma afetuosa, sem brigar e sem impor, torna a criança protagonista da própria história.
Nós como educadores temos a missão de regar as sementinhas já existentes dentro do coração de cada criança. Pois essa sementinha regada com muito amor, afeto, ternura e dedicação, receberá esses valores que norteiam e dão raízes para que a criança floresça, dê frutos, semeie e multiplique seus conhecimentos ao longo da vida.”
Nos orgulhamos por formar bem nossas professoras, com o valores que ela cita, pra que os mesmos realmente cheguem nas crianças, em suas famílias e na sociedade, e que se multipliquem, numa corrente de amor. Pela educação, por nossas crianças, pelo mundo!
Até nosso próximo Pérolas da Vila.
Um abraço,
Maria de Lourdes Barduco