EmmiPikler (1902-1984) foi uma pediatra austríaca que realizou seu trabalho profissional na Hungría. Trabalhou como pediatra de família e foi, durante mais de trinta anos, diretora de uma instituição de acolhida a crianças órfãs e abandonadas.
O nome do Instituto PiklerLôczy se deve à sua localização na Rua Loczy em Budapest.
Devido ao destaque do trabalho realizado, em 1970, o Instituto Lóczy se converteu no Instituto Nacional de Metodologia para locais destinados a crianças da Hungría, tornando-se centro piloto para todos eles e ministrando formação para médicos, enfermeiras, psicólogos, pedagogos, mestres e cuidadores. Essa atividade formativa permanece na atualidade, sendo uma referencia mundial em atenção educativa e cuidados para os profissionais que trabalham com educação de crianças de 0-3 anos.
EmmiPikler escreveu vários livros e uma infinidade de artigos editados em diferentes línguas.
Suas obras mais relevantes são:
[mls_h3]“O que sabe fazer seu filho” [/mls_h3](1938)
Neste livro dedicado às famílias apresenta o desenvolvimento motor livre através de fotografias realizadas em observações de mais de cem crianças, assim como conselhos para a educação dos filhos desde a confiança em suas capacidades e o estabelecimento de relações afetivas saudáveis.
[mls_h3]“Mover-se em liberdade. Desenvolvimento da motricidade global”[/mls_h3] (1969)
Síntese de sua investigação científica sobre o desenvolvimento motor autônomo da criança.