Howard Gardner

[mls_h2]Howard Gardner e a Teoria das Inteligências Múltiplas[/mls_h2]
Gardner_gdeA teoria das inteligências múltiplas foi desenvolvida após a constatação de que a maioria dos métodos modernos de educação priorizam apenas uma modalidade de inteligência: a intelectual.
Dá-se importância apenas ao acúmulo de informações e às habilidades matemáticas, de leitura e escrita. Ignora-se que o ser humano tem outras potencialidades ou inteligências e que estas também precisam ser educadas.
Por exemplo, a inteligência social permite à criança compreender e se relacionar bem com outras pessoas, a inteligência ética exprime sua capacidade de escolher os valores que começarão a direcionar e definir a sua vida.
Trabalhar com esta proposta exige uma escola “diferente”, com uma metodologia especial, e um profundo compromisso com o desenvolvimento humano através da educação. É necessária uma equipe bem preparada, com capacidade e sensibilidade suficientes para observar as crianças em suas individualidades.
Nas palavras do próprio Gardner:
“Parece-me que a identificação precoce das forças pode ser muito útil para indicar os tipos de experiências das quais as crianças poderiam se beneficiar; mas a identificação precoce das fraquezas pode ser igualmente importante. Se uma fraqueza é identificada precocemente, existe a chance de cuidarmos disso antes que seja tarde demais, e de planejarmos maneiras alternativas de ensino ou de compensarmos uma área importante de capacidade”.
 
INTELIGÊNCIA ÉTICA – DIA DE CONTO
Ao ouvir uma história a criança passa a vivenciá-la dentro de si mesma e quando isso acontece são trabalhados valores humanos, questões morais, o bem comum e o senso de justiça, de forma muito profunda. Entrando em contato com o mundo encantado dos Contos de Fadas também começa a estruturar a linguagem de forma lúdica, divertida e adequada para cada faixa etária.
Sendo o conto o principal recurso, aproveita-se para desenvolver linguagem, vocabulário, expressão e compreensão de ideias, comunicação e interpretação. Outras possibilidades também surgem: teatro, incentivo à leitura e o ambiente alfabetizador.
 
INTELIGÊNCIA SOCIAL – DIA DE CASINHA
As atividades desse dia são voltadas para a individualização (quem a criança é) e a socialização (a convivência da criança com o grupo). É assim que pouco a pouco aprendem a se relacionar umas com as outras de forma sociável e a se comportar de maneira cortês e educada.
Os jogos simbólicos são os principais recursos, pois é aí que as crianças ensaiam para a vida. Elas têm oportunidades de liderar e ser liderado, entender o funcionamento dos espaços e estruturas, possibilitar relações intrapessoais e interpessoais. Também se exerce a capacidade de compreender os diferentes contextos sociais em que se insere para se tornar um participante ativo e que chega a contribuir.
 
INTELIGÊNCIA LÓGICA – DIA DE JOGOS MATEMÁTICOS
O raciocínio lógico auxilia a criança no desenvolvimento moral, o que lhe permitirá compreender que há coisas certas e coisas erradas e então fazer suas escolhas com clareza. É a oportunidade de compreender as leis da natureza e também interiorizar as primeiras ideias de lógica, a partir do contato com diferentes quantidades, proporções, pesos e formas.
Nesta temática, propõe-se também o trabalho de ciências, no qual o enfoque é o contato com as leis da natureza, percebendo o funcionamento de várias coisas, aguçando os cinco sentidos, despertando a curiosidade em saber “porquês”.
 
INTELIGÊNCIA CORPORAL – DIA DE MOVIMENTO
O movimento faz parte da natureza da criança e é tão vital quanto o sono e o alimento. A etapa da primeira infância é essencialmente motora. A criança conhece o mundo usando seu corpo como ferramenta, através de experiências físicas e concretas. Por isso ela tem tanta necessidade de mover-se e explorar o seu entorno. É assim que aprende e é assim que desenvolve as primeiras e fundamentais conexões cerebrais para um bom desenvolvimento cognitivo.
A motricidade global livre é responsável pelo seu desenvolvimento físico e mental, pois o corpo é capaz de criar registros, uma espécie de memória, onde armazena as experiências dos primeiros anos de vida. Essa memória possibilitará ao ser humano um repertório mais ou menos elaborado, dependendo da quantidade e da qualidade das experiências vividas. . Na infância, além do movimento ser responsável pelo desenvolvimento de capacidades físicas, ele ajuda a criança a lidar com a ansiedade e o medo, fortalecendo a coragem, determinação e consequentemente a autonomia.
Vale lembrar que a alimentação natural e saudável é parte integrante desse processo.
 
INTELIGÊNCIA ENERGÉTICA – DIA DE ARTES
A água dá vida ao corpo. A arte dá vida à vida. Um corpo saudável tem viço, beleza, cor, harmonia, energia. Quando fazemos algo bem feito, impregnamos nossa obra com a essa nossa energia. É isso que torna as coisas belas, vivas. Inspirados por uma ideia boa, tomamos cuidado para realizá-la com perfeição, com arte… Preocupamo-nos com a técnica, com a estética e nos esforçamos para fazer o melhor possível… Somos minuciosos.
O trabalho com Artes tem um papel essencial no desenvolvimento da criança.  De tudo, o mais importante é que a criança encontre nas produções manuais e artísticas uma forma de expressar a beleza e a harmonia através das cores, formas, materiais, texturas, etc.
As crianças precisam de liberdade para se expressar e cada traço colorido é uma grande descoberta na primeira infância, desde aprender a controlar o próprio punho até perceber o fenômeno que é uma folha em branco ganhar cores. A criança se surpreende e fica maravilhada com isso.

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