A chegada da Primavera é sempre um momento muito especial na Vila Sofia!
Primeiro pelo sentido profundo e simbólico que essa estação representa. Ela nos ensina sobre a renovação da vida, o florescer da natureza após o período de recolhimento do inverno. Como partes dessa mesma natureza, somos tocados por seus processos, assim, esta é para nós também uma oportunidade de renascer para um novo ciclo, com um novo ânimo para seguir adiante.
Esse velho sentido é muito bem retratado num antigo mito greco-romano que trazemos todos os anos para nossas crianças, nessa época: o Mito de Proserpina (ou Perséfone). Numa adaptação simplificada, mantemos a linguagem simbólica que possibilita tratarmos de um tema tão profundo de forma lúdica e alegórica.
Neste ano a adaptação contou com uma versão especial inspirada na cantiga tradicional “A Linda Rosa Juvenil” (clique para ver).
– Qual a importância de tratar desses temas com crianças tão pequenas?
Crianças tão pequenas não necessitam de explicações racionais, elas sentem a vida e captam tudo que está a sua volta de maneira íntegra, guardando por toda a vida as impressões vividas nessa etapa, que compõem as bases para sua consciência em formação.
Por isso os contos, as canções, as poesias e as brincadeiras simbólicas são tão facilmente captados e tanto envolvem as crianças. É importante que esse repertório seja rico de sentido, positivo e impregnado de bons sentimentos.
Os mitos e os contos clássicos, assim como o folclore e as tradições que se transmitem por tantas gerações, se enquadram muito bem nesses critérios. São indispensáveis e insubstituíveis no processo de educação de crianças e jovens.
Coincidentemente, os temas mais profundos, que tratam de sentidos e de sentimentos importantes, comuns a todas as pessoas, também são melhor transmitidos em linguagem simbólica. Afinal como poderíamos explicar racionalmente sobre o amor, a amizade ou a alegria (que sentimos nesses dias por exemplo)? Acabaríamos empobrecendo e limitando a grandeza de seus significados, que só nossos corações são realmente capazes de entender.
Nós nos enganamos quando achamos que a razão é a única forma de conhecer e explicar as coisas. Se pensamos assim, é porque conhecemos muito pouco sobre o potencial da Inteligência humana… E aí, temos muito que aprender com nossas crianças.
Sarau Artístico e Aniversário da Vila Sofia
Para celebrar a chegada da Primavera e também o 16º Aniversário da Vila Sofia, tivemos neste ano mais uma edição do nosso Sarau Artístico com a participação das famílias! (Confira alguns momentos aqui e aqui)