• Acompanhe também no Facebook

Semana Pedagógica na Vila

IMG_8061

A primeira SEMANA PEDAGÓGICA do ano de 2017 aconteceu entre os dias 25 e 29 de janeiro.

Inspirados pela energia renovadora do novo ano, os professores e auxiliares, juntamente com Natália, Maria de Lourdes e Andréa, receberam formação e trocaram experiências na Semana Pedagógica.

Olhar pelos olhos do outro amplia a percepção dos espaços e das relações. Olhos de quem está ao lado, olhos vibrantes, atentos, cheios de vida. A esperança, a inocência, a infância, vistas de forma especial e aprofundada, em momentos de emoção, companheirismo e aprendizagens para toda a equipe da Vila.

Com o objetivo de olhar a cidade vista de cima, sob o tema “Resgatar o olhar!”, e o enfoque do “olhar sobre os espaços que ocupamos: como vejo e me sinto em relação a nossa cidade”, a equipe de professores visitou a Torre Panorâmica de Curitiba, com quase 110 metros de altura. Foi uma excelente oportunidade de se perguntarem: “como eu vejo e me sinto com relação a essa cidade, vista de cima?”, e de na volta poderem conversar sobre as impressões que tiveram, e aguçar os olhares.

Duas etapas de uma Oficina de Leitura, com o Professor Flávio Stein, trouxeram reflexões sobre o hábito da leitura, despertando a importância de ler em voz alta, e em conjunto, em aplicações nas suas vidas pessoais e no contexto escolar.

O professor Flávio Stein é paulista, e escolheu Curitiba como cidade para morar. Também é músico, diretor musical e dramaturgista. Está na rádio Lumen FM, em vários momentos do dia, com programete Leitura Viva, de pequenos contos e trechos de livros escolhidos especialmente para serem lidos no ar pelo professor, de forma diferenciada, fazendo com que o ouvinte possa mergulhar no texto literário e conquistar experiências transformadoras por meio desse texto. Atua como orientador na Fundação Cultural de Curitiba, já publicou diversos artigos sobre leitura, e participa regularmente de eventos literários como mediador. (Fonte: site da Lumen FM)

Na Oficina de Música, com a Professora Mariangela, a equipe da Vila Sofia, vivenciou possibilidades pedagógicas da música para as crianças, e da importância da harmonia e dos sons no universo infantil.

Dona Lourdes trabalhou com as professoras o olhar para a natureza da criança, despertando em cada uma delas o Eros Pedagógico, o segundo princípio da Vila Sofia, criando laços de amor profundo, compreensão e respeito entre professor e aluno.

No decorrer da semana também receberam formação aprofundada sobre as propostas pedagógicas da Vila Sofia, os procedimentos pedagógicos a partir dos Projetos Temáticos, os Territórios de Aprendizagem, os Ambientes Preparados, a criação e organização dos espaços, e a rotina de cuidados e atividades.

E a Semana Pedagógica chegou ao fim, depois dos diálogos e trocas, da inspiração e da formação, dando início ao novo ano e aos novos olhares…

“O seu olhar lá fora,
O seu olhar no céu
O seu olhar demora
O seu olhar no meu…

O seu olhar seu olhar, melhora melhora o meu…

Onde a brasa mora
e devora o breu
Como a chuva molha
o que se escondeu

O seu olhar seu olhar melhora, melhora o meu…

O seu olhar agora,
o seu olhar nasceu,
o seu olhar me olha,
o seu olhar é seu…

O seu olhar seu olhar, melhora melhora o meu…

Onde a brasa mora
e devora o breu,
como a chuva molha
o que se escondeu…

O seu olhar, melhora o meu…”

Arnaldo Antunes