Educação Infantil

Do berçário à educação infantil


A Proposta Pedagógica da Vila Sofia para 3 a 6 anos foi desenvolvida com base em um profundo conhecimento sobre a natureza da criança, suas competências e necessidades. 

Após os 3 anos tem início uma nova etapa de experiências e aprendizados. As possibilidades cognitivas se ampliam e o raciocínio lógico começa a ganhar espaço para dar novos sentidos ao pensamento simbólico. A criança vai desenvolvendo a construção de hipóteses e vai se tornando capaz de compreender as regras e os combinados com autonomia. Os laços de amizade se fortalecem e o repertório de jogos e brincadeiras cresce exponencialmente.

Baseada no conceito das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, relacionadas com o 5 aspectos da Pedagogia dos 5 Elementos, a Vila possui uma Metodologia de trabalho que contempla o exercício de habilidades diversas, investigações, descobertas e interações em todos os âmbitos. Tais experiências priorizam a prática da imaginação, da criatividade e a construção de um rico repertório de critérios cognitivos, culturais, éticos e estéticos, a partir de vivências lúdicas e concretas.

Projetos Temáticos

Com temas culturais e também do cotidiano, todo o conteúdo de aprendizado passa a ter um contexto prático e inspirador, com o qual a criança se relaciona de maneira muito concreta e participa ativamente da construção de seu próprio saber. Saiba mais sobre os temas dos Projetos.

“É tempo de…”

Metodologia de aplicação da Proposta da Vila Sofia para crianças de 3 a 6 anos. Cada Aspecto ou Inteligência, com seus conteúdos correspondentes são trabalhados de maneira programada em diferentes momentos durante cada Projeto. As referências trazidas pelas crianças também são temas que servem de contexto para a prática pedagógica.

Um acompanhamento semanal por parte da Coordenação Pedagógica oferece um aprofundamento do olhar sobre cada ideia planejada.

A Idade dos Contos

“Se você quer que seu filho seja inteligente, conte a ele contos de fadas. Mas se você quer que ele seja muito inteligente, conte a ele muitos contos de fadas”. Albert Einstein

Na Vila Sofia, os contos ocupam um lugar de destaque. Narrados, teatralizados ou lidos, cada projeto é inspirado por um repertório de contos clássicos ou originais que conduzem as crianças por um universo repleto de cultura, sentimentos e imaginação.

Por isso, no Quintal da Vila existe um castelo de verdade, e um armazém de ideias. Temos também um mini anfiteatro, tudo para que as crianças possam viver de maneira lúdica e concreta as aventuras provenientes de cada estória. Saiba mais sobre a Idade dos Contos.

Na primeira infância, as crianças são dotadas de uma linguagem simbólica, relacionada com o hemisfério direito do cérebro, a parte ativa correspondente a essa etapa da vida. Por isso as crianças têm uma visão de mundo própria e uma compreensão diferente dos adultos, que racionalizam e conceituam as coisas. As crianças sentem a vida, são mais intuitivas e percebem os fatos de maneira inteira, simples e direta.

Por isso a prática de contar contos sempre fez parte da educação de crianças e jovens em todas as épocas da história. Tais contos possuem uma estrutura específica e devem ser contados com muita arte e conhecimento. Trata-se de uma verdadeira ciência que permite que as crianças vivam os contos e compreendam suas ideias naturalmente e com profundidade.

Turmas

Infantil III: 3 a 4 anos

Infantil IV: 4 a 5 anos

Infantil V: 5 a 6 anos

*referência de corte etário 31 de março.

Conheça Mais

CONTATO

(41) 3024-0304

De 1 ano a 6 anos

Av. Nossa Senhora da Luz, 673

Bacacheri - Curitiba - PR

secretaria@vilasofia.com.br

Mapa

(41) 3362-8612

De 4 meses a 3 anos

Rua Camões, 1275

Alto da XV - Curitiba - PR

vilinha@vilasofia.com.br

Mapa