• Acompanhe também no Facebook

O Centro de Educação Infantil Giordano Bruno nasceu em setembro de 2002, com a proposta de resgatar um ideal de educação humanista e global. Desde então vem aperfeiçoando suas metodologias, somando o que há de melhor nas linhas pedagógicas reconhecidas mundialmente.

Após mais de 10 anos de história e crescimento, com uma equipe única de profissionais bem preparados, a Escola Giordano Bruno consolida sua proposta pedagógica e chega a um novo patamar de educação. É a conquista de um trabalho maduro, fruto de muita experiência e dedicação. Isso é o que nos permite ir além, fazer mais e fazer melhor.

Em nosso conto simbólico o personagem Giordano, curioso e bondoso, encontra-se com uma estrelinha brilhante chamada Sofia, que o conduzirá por novas e grandes aventuras.

A antiga Paideia, cidade das crianças da Escola Giordano Bruno, renasce como “Vila Sofia”, que quer dizer “pequeno lugar de sabedoria”. Neste lugar de encantos e descobertas, as crianças têm a oportunidade de viver o aprendizado de maneira segura, natural e autônoma. Mantemos os mesmos princípios e a mesma forma de trabalhar a educação, porém de uma forma renovada.

As abordagens pedagógicas que sempre inspiraram a Escola Giordano Bruno, agora se efetivam com mais profundidade na Vila Sofia. Ambos sempre estarão juntos, pois a vontade de aprender é o que conduz ao lugar da sabedoria. Este pequeno lugar sempre esteve e sempre estará no coração de cada ser humano. Nosso papel de escola é ser ponte… uma ponte firme e encantada.

 

giordano e sofia

 

Conto: O dia em que Giordano Bruno conheceu Sofia

Era uma vez um menininho chamado Giordano. Seu nome, na verdade, é Giordano Bruno.

Ele morava num país lá longe… lá depois do mar!

Era um país bonito chamado Itália.

Engraçado: O país do Giordano parecia uma bota!

Ah! Ele gostava tanto do seu país…

Giordano Bruno era um menininho muito curioso.

Ele querida subir na ponta da árvore mais comprida, da montanha mais alta para ver o que é que tem lá no céu. “No céu tem muitos segredos, dizia”.

Giordano Bruno vivia olhando para as estrelas do céu, perguntando se elas poderiam lhe contar os segredos que elas conheciam.

“Papai do céu criou tantas coisas! Fez o céu, a terra e a água… e eu só conheço um pedacinho disso! As estrelas que moram lá no alto conhecem bem mais! Será que alguma estrelinha poderia me contar os segredos do céu?”

Sofia era a estrela mais brilhante que morava no céu!

Lá do alto ela viu a janelinha iluminada da casa do Giordano, e ele lá olhando para cima. Sofia foi atraída pela luz da janelinha aberta e sentiu que ali havia pessoas boas e que querem muito aprender. Deu um salto no escuro e veio voando até a casa de Giordano.

Chegando lá, Sofia sentou-se bem na janela e se encantou ao ver de perto aquele garotinho de olhos curiosos e bondosos. Eles começaram a conversar:

– Quem é você? Ele perguntou. Nossa, quanta luz!

– Eu sou Sofia, e moro lá no céu. Você quer ser meu amigo?

– Você é uma fada de luz! E aposto que conhece muitos segredos do céu. Sim, é claro que eu quero ser seu amigo!

– Então me conta, Sofia perguntou curiosa, do que você mais gosta?

De brincar com os meus amigos e descobrir segredos. Falou Giordano.

E qual é a sua comida preferida?

É uma comida típica do meu país, a Itália, chama-se nhoque.

Que engraçado, disse Sofia, deve ser porque todo mundo faz barulho quando come (nhoc, nhoc), hihihi!

– E qual é o seu brinquedo favorito, Giordano?

Ah! Eu tenho 2. Uma bola e uma corujinha de pelúcia, que ganhei quando era bebê. E você? Quis saber ele: Você tem brinquedos? Existem brinquedos no céu? E comida? Você vai me contar os segredos do céu?

Vejo que você quer saber muitas coisas, Giordano… Então é melhor se preparar, pois vamos viver uma grande aventura!

“Vamos fazer muitas coisas juntos. Que felicidade!”