Conto gerador – Projeto Pais

Conto gerador – Projeto Pais

Era uma vez um grupo de marinheiros que navegavam em busca de um tesouro precioso. Um dia eles passaram por uma ilha muito bonita e resolveram descer para conhecê-la. Chegando lá, cada um foi para um lado… Uns foram pescar, outros quiseram brincar na praia, outros quiseram colher frutas e fazer um piquenique, outros foram atrás de lenha para fazer uma fogueira, pois decidiram que iriam passar a noite ali.

O marinheiro sábio viu que uma tempestade se aproximava e avisou a todos que precisavam voltar para o barco. Ele disse: “Se a tempestade chegar, o mar vai ficar cheio de ondas grandes que invadirão a ilha e não teremos onde nos proteger. Também nosso barco parado poderá ser despedaçado pelas ondas. Temos que sair logo e ir na direção da tempestade para atravessá-la e chegar no lugar das águas calmas.”

Os marinheiros preguiçosos deram risada e disseram: “vamos ficar aqui mesmo, não vamos na direção da tempestade, aqui poderemos nos esconder delas.”

Os marinheiros orgulhosos disseram: “Temos peixe, fruta e lenha, não precisamos nos preocupar!”

O marinheiro sábio disse que seria perigoso ficar e que eles deveriam ir todos juntos, para ter mais força para atravessar tempestade. Mesmo assim, muitos marinheiros preguiçosos e orgulhosos resolveram não ouvir. Outros, mais inteligentes, viram que o marinheiro sábio sabia das coisas, e o seguiram até o barco.

A tempestade chegou e logo a ilha focou toda inundada. O fogo se apagou e os peixes e as frutas foram todos engolidos pela água. Os marinheiros orgulhosos e preguiçosos se agarraram nas árvores e ficaram gritando “socorro!”

O marinheiro sábio e os marinheiros inteligentes estavam no barco e quando ouviram os gritos de socorro, decidiram voltar para salvar seus amigos, mesmo sendo muito arriscado. “Vamos trazer nossos companheiros de volta e juntos venceremos a tempestade”. Quando os marinheiros preguiçosos e orgulhosos viram o barco se aproximando, ficaram muito felizes!

Todos subiram no barco e remaram com força na direção da tempestade para atravessá-la. O marinheiro sábio segurava firme o leme e orientava os seus companheiros que não sabiam o que fazer. De repente uma onda gigante se formou e todos ficaram com medo. O Marinheiro sábio, que agora já era chamado de Capitão, pediu que todos remassem juntos e com mais força. “Assim vamos conseguir passar a onda por cima, antes que ela estoure.” Os marinheiros obedeceram o Capitão e remaram com força todos juntos, atravessaram a montanha de água e chegaram sãos e salvos no lugar das águas calmas.

Os marinheiros agradeceram ao Capitão por sua sabedoria e coragem e por ter lhes salvo as vidas. “E agora, capitão, o que devemos fazer? Vamos atrás do nosso tesouro”?

“Na verdade nós já encontramos o nosso tesouro, ele estava o tempo todo dentro de nós, nessa aventura nós descobrimos a coragem, a obediência e a força da nossa união! Não há tesouro mais precioso do que as virtudes”…

“Obrigado Capitão, por ter nos ajudado a encontrar nosso tesouro”.

 

Conheça Mais

CONTATO

(41) 3024-0304

De 1 ano a 6 anos

Av. Nossa Senhora da Luz, 673

Bacacheri - Curitiba - PR

secretaria@vilasofia.com.br

Mapa